domingo, 9 de agosto de 2020

Substância não-identificada é encontrada em praia de Ilhéus


Uma substância ainda não identificada foi encontrada na Praia de Juerana, em Ilhéus, sul da Bahia, na manhã de sexta-feira (07). Cerca de uma tonelada do material misturado com areia foi coletado no local, e uma amostra foi enviada para análise no Laboratório da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Capitania dos Portos da Bahia.
A substância foi encontrada por moradores na mesma praia onde as primeiras manchas de óleo foram registradas no ano passado. A Secretaria de Meio Ambiente de Ilhéus, no entanto, afirma que o material coletado tem consistência diferente do óleo de 2019.
"Este material aderiu à uma argila própria da praia. Por isso não podemos informar ainda se é resquício daquele óleo [de 2019], ou se é de um novo derramamento. Aparentemente é óleo porque quando jogamos água fica escuro e com característica oleosa. Podem ter sido as chuvas e maré alta que trouxeram óleo que ainda estava acumulado em algum local", disse o secretário Mozart Aragão à TV Bahia.
Em nota, a Capitania dos Portos da Bahia informou que está em contato permanente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Agência Nacional de Petróleo (ANP) e continua realizando monitoramento em conjunto com os órgãos locais de Meio Ambiente. Ainda segundo a Capitania, novas ocorrências de óleo nas praias devem ser registradas pelo telefone 185.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog