domingo, 14 de junho de 2020

Projeto brasileiro analisa voz para fazer triagem de pacientes com Covid-19


Pesquisadores brasileiros desenvolvem um programa de computador para ajudar a identificar mais rapidamente um dos principais sintomas da Covid-19, a insuficiência respiratória, através da voz. O projeto, chamado Spira (Sistema de Detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio), usa um sistema de Inteligência Artificial (IA) para comparar a voz de pessoas internadas por Covid-19 com indivíduos saudáveis. O estudo é conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
Nas últimas três semanas, profissionais de saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo coletaram amostras de voz dos pacientes, que são gravadas e enviadas por meio do WhatsApp. Para manter um padrão específico, os doentes são orientados a lerem a frase "o amor ao próximo ajuda a enfrentar o coronavírus com a força que a gente precisa". Por meio de inteligência artificial, as gravações serão comparadas com áudios de pessoas saudáveis. Qualquer um pode enviar uma amostra de voz para contribuir com o projeto, de maneira totalmente anônima, clicando aqui.
O chefe do departamento de ciência da computação do IME-USP, Marcelo Finger, que é um dos responsáveis pelo Spira, afirma que o objetivo do projeto não é diagnosticar a doença pela voz. "O que queremos é saber se a pessoa precisa ou não ser internada. A ideia é ajudar na triagem de pacientes. Pediremos para a pessoa ler uma frase e vamos rodar em cima do áudio um método de diagnóstico, que provavelmente será rápido", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog