sábado, 4 de abril de 2020

Lacen vai divulgar mais resultados de exames de coronavírus por dia, diz Sesab


O secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse, na sexta-feira (3), que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vai aumentar o número de resultados de testes para coronavírus analisados por dia.
"O Lacen tem capacidade de fazer 500 exames ao dia. Eventualmente não se consegue fazer 500, porque é preciso fazer, às vezes, repetição de exames, e isso acaba atrasando. A média de resultados que nós estamos conseguindo soltar hoje é em torno de 350 laudos por dia. A partir da segunda (6), nós agregaremos uma capacidade de 467 exames por dia, o que, nessa fase, será o suficiente", disse o secretário.
De acordo com o secretário de saúde, o Lacen da Bahia foi o primeiro a adquirir testes reagentes.
"É preciso destacar que nós temos, nós fomos o primeiro Lacen a adquirir esses testes reagentes, nós estamos conseguindo dar vazão à necessidade da Bahia, diferente de vários estados, que precisam remeter para laboratórios centrais ou estão dependendo da descentralização dos reagentes, que é absolutamente insuficiente para a quantidade de exames necessários", contou Fábio Vilas-Boas.
Conforme Fábio Vilas-Boas, a Bahia tem 1.600 leitos de terapia intensiva, sendo 1.200 da rede pública e 400 da rede privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog