quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Maiores especialistas em açaí do Brasil ensinam manejo e recuperação de açaizais nativos a produtores e técnicos maranhenses



Pesquisadores da Embrapa Cocais, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Meio Norte vão se reunir neste mês de fevereiro para difundir as tecnologias de manejo e recuperação de açaizais nativos em municípios do noroeste do Maranhão, região responsável pela maior parte da produção de açaí do estado. No dia 12, no Centro de Referência Educacional Professora Maria Valdionice Pereira da Silva em Carutapera-MA, das 8h às 17h, será realizado seminário técnico sobre potencial do açaí na região do Gurupi-MA e, no dia 13, das 8h às 12:30h, dia de campo sobre manejo de açaizais nativos em Amapá do Maranhão, na Unidade de Referência Tecnológica – URT (MA 206, KM 28) em Amapá do Maranhão-MA. A URT foi instalada há um ano pela Embrapa Cocais e parceiros com recursos do Fundo Amazônia na região tradicional em produção de açaí. Espera-se cerca de 150 agricultores familiares e técnicos participem de cada um dos eventos. 
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF e das seis secretaria de agricultura dos municípios da região: Amapá do Maranhão, Carutapera, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Boa Vista do Curupi e Luís Domingues. Ao final do seminário, será realizada assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa/SAF no âmbito do Programa da Cadeia Agroextrativista da Juçara/Açaí e entrega simbólica de mudas de açaí, banana e cupuaçu a beneficiários do programa.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog