domingo, 23 de fevereiro de 2020

GLOBO ESCLARECE: LULA NÃO DEU "BANANA", E SIM BATEU NO BRAÇO COMO "DEMONSTRANDO FORÇA"



Lula não fez ‘banana para a imprensa’ quando era presidente.
Circula nas redes sociais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia “dado uma banana” para a imprensa enquanto estava no poder. Neste mês, Bolsonaro fez o gesto ofensivo para jornalistas em duas ocasiões.
A informação de que Lula fez “banana para imprensa” é falsa. O conteúdo refere-se a uma foto famosa do ex-presidente Lula, tirada pelo fotógrafo André Coelho, do jornal O Globo, na qual ele parece estar fazendo um gesto ofensivo. Na verdade, segundo reportagem do próprio O Globo, onde a imagem foi publicada pela primeira vez, o petista estava “batendo no antebraço, numa demonstração de força”.
Essa foto foi tirada na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 26 de maio de 2010 – quando Lula ainda era presidente. Durante o discurso, o petista criticou a postura dos Estados Unidos sobre o acordo nuclear entre Brasil, Irã e Turquia, assinado na mesma época. “Tem gente que, em vez de se sentar a uma mesa para conversar, prefere mostrar ‘eu tenho força’”, disse. Foi nesse momento que ele fez o gesto registrado na foto.
Já Bolsonaro deu uma “banana” para jornalistas que cobrem o Palácio da Alvorada em duas ocasiões neste mês. No dia 8, ele se irritou com a cobertura da imprensa sobre sua declaração a respeito dos pacientes com HIV. “Uma pessoa com HIV, além de um problema sério para ela, é uma despesa para todos no Brasil”, disse.
No dia 15, ele voltou a fazer gestos ofensivos para jornalistas após ser questionado sobre a redução do tamanho da biblioteca do Palácio da Alvorada para dar lugar a um escritório para a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Conteúdo de fact-checking do Pipeify.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog