terça-feira, 14 de janeiro de 2020

40ª CIPM/NORDESTE DE AMARALINA PROMOVE CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA TROPA


A 40ª Companhia Independente de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento nos bairros que compõem o Complexo do Nordeste de Amaralina, concluiu um ciclo de treinamento operacional que capacitou o efetivo da Unidade.
“Fizemos uma diagnose da nossa área, com nossa equipe de trabalho, e estabelecemos dentro de nossa meta de Comando a valorização profissional do nosso policial militar, tendo como protagonista dessa atividade o ser humano”, destaca o Major PM Valdino Sacramento, comandante da 40ª CIPM.
O treinamento, estruturado de maneira progressiva, apresentou fases teóricas e práticas. O planejamento é que o curso seja realizado, a cada seis meses, tendo como objetivos principais elevar a autoestima do policial militar; a motivação para o trabalho; aumentar o caráter técnico e a autoconfiança do PM; reduzir números de vitimização policial em serviço; além de aumentar o sentimento de pertencimento do profissional com sua Unidade.
“Foi muito positivo, e uma novidade para mim, esse tipo de treinamento, amplo, em teoria e prática. Vivenciamos diversas simulações, o que realmente nos testou, avaliou nosso nível, e principalmente permitiu uma reflexão no que precisamos melhorar”, relatou o soldado PM Israel Correia, capacitado no ciclo de instruções.
A parte teórica foi fundamentada nos manuais de Policiamento Ostensivo e no novo Manual de Abordagem Policial, ambos da PM da Bahia. No ciclo prático, a postura operacional do PM durante uma abordagem; o comportamento de reatividade; busca pessoal e veicular; tiro policial; além da simulação de todas as possibilidades de progressão, foram alguns aspectos observados. Toda a simulação foi realizada em um cenário com características semelhantes à geografia local do Complexo do Nordeste.
“Foi uma oportunidade única, pois muitas vezes não temos a chance, ao longo de nossa carreira, de participar de um treinamento tão completo como essa. Favoreceu a união e o nivelamento dos policiais, nos deixando aptos para um possível confronto”, relatou a subtenente PM Sileide Almeida, que participou da instrução.
O comando da 40ª CIPM aposta na capacitação como elemento de caráter motivacional. “Entendemos que esse é um dos principais pilares, a inclusão através do treinamento, do ensino, da pesquisa, e até mesmo do desenvolvimento das aptidões pessoais e habilidades de cada policial militar”, explicou o major PM Valdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog