terça-feira, 5 de novembro de 2019

Dia do Escrivão: entusiasmo e dedicação tornam raros e diferenciados esses profissionais



Campo Grande (MS) - Nesta terça-feira, 5 de novembro, comemora-se, nacionalmente, o dia do profissional responsável pelos procedimentos burocráticos e documentais fundamentais ao registro do trabalho policial: o escrivão de polícia. Profissão que exige preparo, dedicação e acima de tudo vontade.
Na carreira há mais de 28 anos, o escrivão Waldir Marcondes Gomes, da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, passou da máquina de escrever para os modernos e ágeis computadores e diz que o grande segredo é o entusiasmo pela profissão e fazer bem feito o trabalho. “Quando você faz o que gosta e coloca amor no trabalho, você é realizado na vida”, garante.
Assim como o Waldir, o Marcelo Aranda de Melo, da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, também ama o que faz. E foi justamente a vontade de servir e proteger que o fez trocar a carreira de investigador pela de escrivão. “Eu fiz o concurso para investigador em 2001 porque naquele concurso não tinha vaga para escrivão, mas aí em 2002 abriu e eu fiz e passei”, lembra.
E o que fez o Marcelo trocar a investigação pelo cartório é o que move a grande maioria dos policiais: servir bem a sociedade. “Quando você gosta do que faz, você acorda feliz todos os dias para ir trabalhar e isso ajuda no atendimento e até mesmo a chegar a uma resposta positiva para aqueles que clamam por justiça”, assegura o escrivão.
Já para a Keila Flores, da 6ª DP de Campo Grande, os cartórios onde atuam os escrivães, são os “corações” das delegacias. “Embora tenhamos muitas atribuições e um volume de trabalho extenso, é gratificante quando em um depoimento conseguimos extrair elementos fundamentais para direcionar uma investigação e elucidar um crime”, garante.
Para o Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, os escrivães desempenham papel fundamental nas atividades desenvolvidas pela Instituição. “A Polícia Civil sul-mato-grossense tem o privilégio de contar em seu quadro de servidores com competentes e engajados escrivães, que atuam com zelo e comprometimento para reunir as provas de autoria e materialidade delitiva, superando adversidades para servir e proteger a sociedade na busca pela justiça, a eles os nossos parabéns”.

Dia do Escrivão
A data 5 de novembro foi instituída como o Dia do Escrivão de Polícia, por ser também o dia que nasceu Ruy Barbosa, um dos mais renomados escritores, poeta, professor, jurista e senador da República do Brasil.
O Escrivão de Polícia é o responsável pela guarda, preparo e encaminhamento do Inquérito Policial a Justiça. É peça fundamental e imprescindível ao bom trabalho de atividade de polícia judiciária. Também é um dos responsáveis pela formalização da investigação criminal, atuando de forma direta na produção e materialização de provas nos autos do inquérito policial.
Publicado por: JOELMA BELCHIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog