terça-feira, 30 de julho de 2019

Ilhéus: Centro de Zoonozes alerta para ataque de escorpiões


O Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus (CCZ) alerta à população que esta época do ano é favorável ao surgimento de escorpiões.Esse é o período que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Também dá dicas sobre como proceder caso alguém se depare com um desses animais.
De acordo com o chefe de Vigilância do CCZ, Aloísio Leite, os principais disseminadores de escorpiões, geralmente são cemitérios e imóveis insalubres.Ele cita, como exemplo, os terrenos com entulhos e mato alto, residências com acúmulo de inservíveis, madeiras, sobras de construção e redes de esgoto expostas (inclusive vias públicas).
Aloísio Leite explica que algumas espécies têm expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença deles dentro de casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos. Como o escorpião se alimenta de baratas, é bom evitar o surgimento do inseto, mantendo o ambiente bem limpo. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral também são os locais prediletos dos escorpiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog