segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Relatório apresenta propostas para renovação das universidades

Grupo responsável por relatório propõe-se a identificar os pontos mais críticos, na estrutura acadêmica da USP, que dificultam a reforma da instituição para se adequar às novas exigências do ensino superior – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O grupo A USP Diante dos Desafios do Século 21, que pensa ações para que a Universidade se adapte às demandas do ensino superior deste século, se reunirá no dia 10 de outubro, a partir das 14 horas, para apresentar um relatório no qual são discutidos as transformações contemporâneas e os pontos críticos do ensino superior, assim como os desafios e as propostas para a USP.
Os interessados em participar presencialmente do seminário A Universidade Diante do Espelho devem se inscrever com antecedência. Haverá transmissão ao vivo pela internet, para a qual não é necessário se inscrever.Luiz Bevilacqua, professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e coordenador do grupo de trabalho, acredita ser necessário questionar regras antigas e lutar por novos estatutos, mais flexíveis e adequados à dinâmica atual. Para ele, oito fatores são responsáveis pelos novos desafios impostos às universidades:
O acelerado avanço e bifurcação do conhecimento;
As demandas (manifestas e latentes) da sociedade;
A inserção (necessária, porém difícil) na política de Estado;
A universalização e a internacionalização;
O multiculturalismo e a etnodiversidade;
A sustentação da autonomia nacional;
Os custos e a crise de identidade;
A dificuldade de escolha entre vários modelos possíveis.

Além de Bevilacqua, participam do encontro outros quatro membros do grupo de trabalho: Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA; Elizabeth Balbachevsky, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; e Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFBA). Outros seis intelectuais, de diversas áreas e instituições, completam o grupo de participantes.
Durante o evento, será lançado o relatório A USP Diante dos Desafios do Século XXI, criado pelo grupo. Serão discutidos também autonomia e internacionalização da universidade, métodos de avaliação e excelência e a inserção da universidade no universo digital.
Bevilacqua entende que, frente às demandas atuais, não há mais tempo para pensar e decidir: “É preciso assumir riscos”. Para tanto, ele defende que a universidade deve “sair da frente do espelho e olhar para fora de si mesma”.
O evento é gratuito e será realizado na Sala Alfredo Bosi do IEA, localizado na Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo. A programação pode ser acessada na página do evento.
Victor Matioli / Assessoria de Imprensa do IEA
Mais informações com Marisa Macedo, pelo e-mail marmac@usp.br ou telefone (11) 3091-8677

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog